PF desarticula esquema de extração ilegal de madeira em terra indígena no Pará

Pará

Publicado em 30/08/2018 - 15:03 Por Maíra Heinen - Brasília (DF)

Uma Operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira (30), no Pará, desarticulou esquema criminoso de extração e comércio ilegal de madeira proveniente de terra indígena Alto do Rio Guamá.

 

A operação Tenetehara cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, nos municípios de Belém, Viseu e Santa Luzia do Pará.

 

Durante as investigações, foram localizadas quatro madeireiras que operavam clandestinamente, retirando madeira de área federal e comercializando o produto em municípios do Pará, estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro.

 

De acordo com o delegado Rômulo Rodovalho, entre os presos, um era policial militar. Ele explica a atuação do PM no caso.

 

A Polícia Federal estima que, por mês, eram retirados da área, aproximadamente, 4 mil metros cúbicos de madeira, o que corresponde a cerca de R$ 2,2 milhões.

 

Os investigados vão responder, além dos crimes ambientais, pelos crimes de receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, com pena máxima de até 12 anos de prisão.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo