Quem maltratar animais no Distrito Federal pode pagar multa de até R$ 40 mil

Distrito Federal

Publicado em 16/08/2018 - 17:33 Por Sayonara Moreno - Brasília (DF)

Maus tratos a animais, no Distrito Federal, podem gerar multas de até R$ 40 mil.

 

Publicada nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial do DF, a lei 6142 torna mais rígidas as punições a quem maltratar animais: e não é apenas de violência física que o texto trata.

 

A presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão, explica que a lei traz algumas mudanças em relação a outra já existente. E desta vez, há avanços na tipificação do que são maus tratos.

 

De autoria do distrital Rodrigo Delmasso, a lei define 36 tipos de maus tratos, incluindo locais sem higiene e ventilação, violência física, privações de banho e alimentação, além de abandono, promoção de rinhas e submeter as fêmeas a sucessivas gestações.

 

Apesar de avaliar os avanços, Carolina Mourão argumenta que a entidade não foi consultada para fazer ajustes na lei, antes da publicação. Além disso, ela questiona o item que considera maus tratos casos em que o animal seja forçado a caminhar a pé por mais de 10 quilômetros sem descanso, ou a trabalhar por mais de seis horas seguidas sem água e alimentação.

 

Segundo Carolina Mourão, o item choca com uma lei distrital, que proíbe a circulação de carroças no DF e ela avalia que a norma não é cumprida.

 

Quem quer denunciar qualquer caso de maus tratos e exploração de animais, no DF, deve acionar a ouvidoria do GDF, no telefone 162 ou no site ouv.df.gov.br. A denúncia é encaminhada para os órgãos competentes.

 

Para denunciar à Dema, Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística da Polícia Civil, é preciso ligar para 197. Para o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, é possível ligar a qualquer hora para 3190-5190.

 

O IBRAM, Instituto Brasília Ambiental que fiscaliza o cumprimento das leis citadas, foi procurado para comentar as críticas feitas, mas não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo