Viva Maria: Historiadora destaca neste 29 de agosto o reconhecimento do protagonismo das lésbicas

Viva Maria

Publicado em 29/08/2018 - 10:14 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Quarta -feira, 29 de agosto – Hoje é dia de cantar o direito ao amor!

 

Pois é, a história do namoro desfeito de Bebeto e Paula fez com que Milton Nascimento e Caetano Veloso compusessem, em 1975, uma música de 'protesto' contra o fim do amor. E Viva Maria  engrossa o coro: “qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor valerá.”

 

Neste 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica,  queremos reafirmar a importância das mulheres que resistem ao preconceito e à violência em nome do direito ao amor!

 

Em sintonia com a plenitude cidadã que sonhamos para  todos e todas queremos  ver as  mulheres lésbicas na política, nos órgãos públicos, nas mídias, na academia e  em outras tantas instituições, atuando pela desconstrução dos estereótipos que aprisionam os corpos e  as relações lésbicas.

 

Como  diz a poeta Bárbara Esmenia: "Desejaram para nós, nossas vidas todas desmanteladas". Vamos ouví-la:

 

Vale a pena ler a íntegra do poema de Bárbara Esmenia, que se chama "Visibilidade Lésbica: Sempre fomos história''.
 

 

Vale a pena ouvir também uma mulher que é símbolo do combate à violência, racismo e lesbofobia! Falo da historiadora Heliana Hemetério, especialista em gênero e raça e que compõe a vice-presidência da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo