Apesar de proibidos, lixões voltaram a ser usados por alguns municípios

Resíduos Sólidos

Publicado em 14/09/2018 - 14:50 Por Nelson Lin - São Paulo

Produção de resíduos sólidos aumenta, mas reciclagem e coleta seletiva permanecem estagnadas. Destinação incorreta do lixo persiste


Apesar de proibidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, os lixões voltaram a ser usados por alguns municípios.

 

Dados apontam que o volume de lixo depositado em lixões, em 2017, seria suficiente para encher 160 estádios do tamanho do Maracanã.


Esses dados são da pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos de 2017, publicada pela Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos. O levantamento foi feito a partir de dados colhidos diretamente dos municípios.


De acordo com Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe, em 2017, houve aumento da produção de resíduos sólidos com a retomada da economia, de 1% - percentual proporcionalmente bem maior que o aumento populacional, que foi de 0,48%.


E mesmo com a coleta de lixo quase universalizada no Brasil - mais de 90% dos resíduos gerados são coletados - um problema apontado na pesquisa da Abrelpe é que persiste a destinação incorreta desses resíduos.


Atualmente 18% vão para lixões irregulares, um aumento de 3% com relação à última pesquisa, de 2016.


O cenário da reciclagem, coleta seletiva e logística reversa também permaneceu estagnado.


Além dos entraves para a implementação dessas políticas, há um elemento cultural: apesar de ser praticamente unânime entre os brasileiros o reconhecimento da importância da reciclagem, de 90%, 75% dos brasileiros não separam seus resíduos e menos da metade tem conhecimento de que alumínio, papel e garrafas pet são recicláveis.


Aumentar a conscientização da população, fazer cobrança diferenciada da coleta de lixo e destinar mais recursos para as questões sanitárias envolvendo o lixo são as soluções propostas pelo diretor da Abrelpe para melhorar esse cenário.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo