Desafios e Perspectivas dos Estados: Sergipe tem projetos para expandir a geração de energia eólica

Desafios e Perspectivas

Publicado em 29/09/2018 - 19:38 Por Wellington Barros - Brasília (DF)

Na língua tupi, Sergipe significa rio dos siris. Localizado no Nordeste, é o menor estado brasileiro e tem população estimada em quase 2 milhões e trezentos mil habitantes. Cerca de 1 milhão e 600 mil são eleitores. Junto com Mato Grosso e Paraíba, a bancada sergipana na Câmara de Deputados não tem representação feminina.

 

Um dos fatores que contribui positivamente para a qualidade de vida no estado é referente à mobilidade urbana. A capital Aracaju tem aproximadamente 63 quilômetros de ciclovias. No ranking nacional, essa é oitava maior proporção de vias destinadas a bicicletas em relação à malha viária total.

 

O goiano André Pereira, servidor público, aderiu à bicke como meio de transporte nos deslocamentos casa trabalho desde que se mudou para Sergipe, há cinco anos e meio. São 16 quilômetros de pedaladas por dia que permitem aproveitar melhor a cidade praiana.

 

No quesito economia, os pontos fortes de Sergipe são agropecuária, indústria e serviços, com destaque para o turismo. A agricultura concentra-se principalmente na cana-de-açúcar, mas o estado também é o segundo maior produtor nacional de mangaba, terceiro de coco, quinto de laranja e sexto de caju. A exploração de recursos minerais, em especial de petróleo, gás natural, calcário e potássio, é outra atividade importante. A taxa de desocupação no estado é de 16,8% e o rendimento médio R$ 1.533.

 

Em relação a fontes de energia renováveis, Sergipe começou a explorar um verdadeiro tesouro a partir da força dos ventos há quase seis anos. Atualmente, gera energia eólica suficiente para atender a 600 mil pessoas, o que o coloca em patamar intermediário no cenário nacional dessa forma de energia limpa.

 

O estado é alvo de projetos de expansão dessa atividade e deve receber dois novos parques eólicos, ainda em fase de planejamento e sem cronograma definido de implantação, informa Milton Serna, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe.

 

Atualmente, a fonte eólica corresponde a cerca de 10% da matriz energética no Brasil. Há 8 anos, equivalia a apenas 1% e a previsão é de que em 2025, alcance pelo menos 25% da matriz. Grande parte do potencial de geração está no Nordeste, explica Milton Serna.

 

Na área de saneamento básico, a água encanada chega a 86% das moradias e a rede de esgotamento sanitário tem cobertura de 54%. O serviço de coleta de lixo atende a 7 de cada 10 casas.

 

No quesito educação, o estado tem o desafio de reduzir a taxa de analfabetismo: 14,5%, a quinta mais alta do Brasil. Outro problema é o percentual de jovens que não estudam nem trabalham 26%, acima da média nacional de 23.

 

No campo da segurança pública, o Atlas da Violência aponta que a taxa de homicídios em Sergipe é 64,7 a cada 100 mil habitantes, a mais alta do país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo