Inaugurada no Rio segunda sala lilás de atendimento a mulheres vítimas de violência 

Maria da Penha

Publicado em 10/09/2018 - 14:13 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O Instituto Médico Legal de Campo Grande, na zona oeste do Rio, começa a contar, a partir desta segunda-feira (10), com um Sala Lliás para atendimento à mulheres vítimas de violência.

 

É o segundo espaço de atendimento especializado desse tipo no estado do Rio.A primeira sala lilás fica no Instituo Médico Legal do centro da capital fluminense. Desde 2015, já foram realizados no espaço quase dois mil atendimentos.

 

A Sala Lilás possui equipamentos médicos. Também há quadros explicativos sobre a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio e os canais para contatar os órgãos de proteção aos quais a mulher deve recorrer em caso de violência.

 

O espaço contará de forma permanente com duas enfermeiras e uma assistente social do município, preparadas para atender às vítimas.

 

Fernanda Prudencio coordenadora do programa Ciclos de Vida, da Secretaria Municipal de Saúde explica que o grande diferencial é o encaminhamento mais adequado de acordo com as necessidades.

 

A sala está sendo inaugurada pelo Tribunal de Justiça em parceria com o governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar o Tribunal de Justiça, a região é considerada estratégica no enfrentamento à violência doméstica.

 

Das 446 notificações registradas no município, neste ano, 41 exames e atendimentos foram realizados nos últimos 15 dias, em Campo Grande.

 

O IML de Campo Grande abrange os bairros de Madureira, Santa Cruz e inclusive outros municípios da região metropolitana do Rio.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo