STF mantém cancelamento de mais de 3 milhões de títulos de eleitores sem biometria

Eleições 2018

Publicado em 26/09/2018 - 20:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu por maioria de manter o cancelamento de títulos dos eleitores que não fizeram o cadastro da impressão digital, a biometria. Em março, quase 3 milhões e 400 mil títulos foram cancelados.

 

Na semana passada, o Partido Socialista Brasileiro pediu ao Supremo para permitir o voto desses eleitores. De acordo com o advogado do PSB, Daniel Sarmento, o cancelamento automático de títulos impede o exercício do direito constitucional de voto universal.

 

O relator, ministro Luís Roberto Barroso, criticou que o questionamento ao Supremo tenha ocorrido somente na semana passada, seis meses depois do cancelamento dos títulos de eleitores que não se recadastraram.

 

Barroso avaliou que o recadastramento biométrico é fundamental para manter o banco de dados da Justiça Eleitoral atualizado e reduzir a chance de fraude.


Os ministros Celso de Mello e Rosa Weber não participam do julgamento, porque se declararam impedidos. Dos 9 ministros que votam, 6 acompanharam o relator – Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e o presidente da Corte, Antônio Dias Toffoli.

 

O ministro Ricardo Lewandowski abriu divergência e votou para permitir que eleitores com títulos cancelados possam votar já no primeiro turno, desde que devidamente identificados. Marco Aurélio acompanhou a divergência. O placar final foi de 7 a 2 a favor do cancelamento. 

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo