Viva Maria: Em meio a tanto avanço tecnológico, rádio continua sendo o mensageiro de todas as horas

Viva Maria

Publicado em 25/09/2018 - 10:24 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Não importa qual seja a sua crença ou religião, mas hoje é dia de lembrar que você tem um anjo ao seu lado, mensageiro de boas e más notícias. Ele também adora mandar recados. Incansável, está sempre pronto a prestar serviço, a qualquer hora e, principalmente, nas situações em que só a Polícia e o Corpo de Bombeiros são chamados. Não é à toa que ele é parente próximo do telefone. Pertence à geração das grandes invenções da primeira metade do século XX.

 

Apesar de dar asas à imaginação, ele está longe de ser super herói, mas é super amigo. Não é de guardar segredos, mas entra na intimidade e no coração das pessoas com a maior facilidade. Talvez, por isso, seja tão querido.

 

Popular, como ele só, costuma conquistar a simpatia de todo mundo. Não é à toa que o pessoal que milita no mundo da política vive grudado nele e costuma até se aproveitar de sua fama pra transformá-lo em palanque. As igrejas, em geral, também vêm nele um aliado para suas pregações e estão sempre à espera dos milagres que, porventura, ele venha a fazer.

 

Privado do sentido da visão, toca de ouvido as mais belas canções e, no mesmo tom, deixa sempre o cenário mais bonito, seja no campo ou na cidade. Ele tem complexo de piloto de Fórmula 1. Adora sair na frente, com as primeiras notícias do dia, e gosta de ser uma espécie de co-piloto d@s motoristas.

 

Na maior pilha, trabalha até sem energia elétrica. De fácil manuseio, ele dispensa senhas e códigos. Ninguém precisa ter curso superior, nem tampouco de digitação para acessar os seus comandos, que são simples como o bê-a-bá. Entretanto, ele é um instrumento de promoção da educação, em todos os níveis. É perfeito para introduzir as noções mais elementares de português, ciências e história, até os conceitos mais sofisticados de economia, política e cidadania.

 

Mas, apesar disso, ainda é considerado o primo pobre da comunicação. Em especial da publicidade. Por isso, não costuma  frequentar as colunas sociais dos jornais. Contudo, não perde a pose. Parece filósofo grego, quando discursa em defesa da democracia, como ideal de igualdade, de justiça e de direito.

 

Será que a essa altura  você já sabe de quem eu estou falando???

 

Pois é mais do que nunca, neste Dia do Rádio, nossa homenagem ao homem que, nos idos de 1923, sonhou o rádio como a escola dos que não tinham acesso a ela. Falo do pai do rádio, Roquete Pinto, que já naquela época estava convicto da função social a ser desempenhada por esse meio de comunicação.

 

Sabia que ele seria capaz de levar, aos confins do Brasil, notícias, informações e reflexões, que, de alguma forma, pudessem  contribuir para o processo de conscientização política da população. Seu desejo e sua persistência em permitir o acesso de todos a uma forma de educação acessível se traduzem hoje na missão das rádios públicas desse nosso país, unidas cada vez mais por uma comunicação democrática e plural como é o caso da nossa Rádio MEC.

 

Através de emissoras como a MEC, podemos exercer nosso direito a uma comunicação que seja verdadeiramente a nossa voz! A propósito, “Nossa voz” é o nome do projeto de conclusão de curso da aluna Giovanna Muniz da Faculdade Pinheiro Guimarães no Rio de Janeiro. Em seu trabalho, ela faz uma pesquisa sobre as lutas e as conquistas das mulheres no radiojornalismo, não é isso, Giovanna?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo