Alunorte vai retomar produção de refinaria na cidade paraense de Barcarena

Barcarena

Publicado em 09/10/2018 - 20:53 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Uma autorização do Ibama para que a Alunorte use novas tecnologias para processar resíduos da bauxita levou a empresa a decidir pela retomada da produção com 50% da sua capacidade.


A atividade na refinaria localizada em Barcarena terá a supervisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. A retomada será gradativa e deve chegar à meta em duas semanas.


Em nota, a Alunorte diz que a mina de bauxita de Paragominas também vai retomar suas atividades. Juntas, as duas unidades empregam cerca de cinco mil pessoas.


Na semana passada, a empresa foi questionada pelo governo do Pará e pelo Ministério Público por anunciar a suspensão de suas atividades sem diálogo com os órgãos públicos.


A justificativa da Alunorte era falta de capacidade de processamento e armazenamento de resídios em decorrência de restrições impostas a partir de decisões judiciais.


De acordo com o Ministério Público, em fevereiro deste ano, após fortes chuvas, houve vazamento de rejeitos dos depósitos da refinaria de alumina, em Barcarena.


A Alunorte nega que isso tenha ocorrido, mas passou a adotar algumas medidas preventivas e a se comprometer com projetos de compensação socioambiental. Umas das medidas preventivas é a operação com 50% da capacidade.


Um termo de ajustamento de conduta determina que a empresa faça melhorias técnicas e realize auditorias. Também ficou estabelecido o pagamentos de cartões de alimentos para famílias que vivem na área hidrográfica do rio Murucupi.

 

Nesta terça-feira, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Pará anunciaram nova audiência pública em Barcarena. O evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 16.

 

O objetivo da audiência é informar a comunidade e receber críticas ou sugestões sobre a atuação dos promotores e procuradores para reduzir os impactos socioambientais das atividades da Alunorte na região.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo