Amazônia Legal: Justiça Eleitoral realiza auditorias em urnas eletrônicas

Amazônia Legal

Publicado em 26/10/2018 - 13:02 Por Maíra Heinen - Brasília

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão já programaram as auditorias nas urnas para este segundo turno.

 

No Amazonas, o TRE vai sortear, neste sábado (27), seis seções eleitorais no estado. Essas urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos. As três primeiras serão encaminhadas ao TRE para a Auditoria de Funcionamento em Condições Normais de Uso. As outras três serão levadas às respectivas zonas eleitorais, onde os sistemas serão testados.

 

A auditoria da votação eletrônica é realizada no mesmo dia do pleito. É uma auditoria por meio de amostragem, realizada com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público.

 

No Pará, o TRE também realizará a Auditoria em Tempo Real em oito urnas eletrônicas, também escolhidas por sorteio. Neste caso, as urnas vão permanecer na respectiva seção, ou seja, no local de votação. Os procedimentos serão iniciados às 7h do dia da eleição, antes da emissão da zerésima, relatório que comprova que não há votos depositados naquela urna.

 

Em Rondônia, uma parte dos testes de auditoria acontecerá na capital, em três urnas, e a outra etapa da checagem, em tempo real, ocorrerá nas seções eleitorais sorteadas, que poderá recair em qualquer local de votação de Rondônia, onde serão feitas análises do funcionamento de outras três urnas eletrônicas quanto à regularidade, à autenticidade e à integridade dos sistemas instalados no dispositivo de votação eletrônica.

 

No Maranhão, serão sorteadas as 12 urnas eletrônicas a serem auditadas pela votação paralela e em tempo real.

 

Outros TREs da Amazônia Legal ainda não informaram sobre procedimento para auditorias.

 

O objetivo do procedimento é comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel. De acordo com os tribunais, tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo