Entidades de defesa do consumidor pedem mudança nos rótulos de embalagens de alimentos

Defesa do Consumidor

Publicado em 20/10/2018 - 16:00 Por Nelson Lin - São Paulo

A Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor emitiu nota pedindo a atualização de normas de rotulagem de alimentos.

 

Segundo a entidade, o sobrepeso já atinge 20% da população brasileira e, para reverter esse quadro, é importante fazer alertas aos consumidores sobre a composição dos alimentos industrializados ricos em açúcar, gordura e sal, além de estimular a adoção de uma dieta rica em alimentos frescos e nutritivos e reforçar a educação nutricional.

 


Para a associação, atualizar as normas de rotulagem é uma medida que pode contribuir para aprimorar os hábitos alimentares dos brasileiros.

 


A entidade usou como argumento conclusão de pesquisa feita pelo Ibope em 2017, que apontou: 79% dos brasileiros não conseguem entender ou só compreendem parcialmente as informações dos rótulos dos alimentos.

 


E acrescenta: estudo da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, feito em maio deste ano, concluiu que a atual legislação de rotulagem não é suficiente para esclarecer o consumidor.

 


Ana Paula Borboletto, líder do programa de alimentos do IDEC, Instituto de Defesa do Consumidor, entidade que também defende uma nova regulação das embalagens de alimentos, descreve como deveria ser um rótulo de alimento industrializado.

 


O IDEC tem uma campanha de abaixo-assinado pedindo à Anvisa a mudança da composição dos rótulos de embalagens.

 


O abaixo-assinado pode ser consultado no site idec.org.br/campanha/rotulagem

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo