FAO dá visibilidade a mulheres rurais que trabalham com agricultura sustentável

Mulheres Rurais

Publicado em 16/10/2018 - 11:46 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

A FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, encerrou nessa segunda-feira (15), Dia da Mulher Rural, os 15 dias de ativismo pelos direitos das mulheres rurais e indígenas.

 

Foram realizadas atividades para empoderar e informar as mulheres que são responsáveis pela renda de 42% das famílias do campo no Brasil. Ainda assim, somente 20% delas são proprietárias das terras onde trabalham.

 

O tema da campanha deste ano foram os objetivos do desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela ONU. A FAO buscou dar visibilidade para mulheres rurais e indígenas que contribuem para promover a agricultura sustentável.

 

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário é parceiro da iniciativa. Geise Mascarenhas coordena a campanha e diz que é preciso aprofundar a divulgação de informações sobre os direitos das mulheres do campo.

 

"A gente está trabalhando muito ativamente temas que são muito fortes que as mulheres têm. Nos surpreendeu muito que elas ficassem se perguntando se tem direito ao ócio ao lazer. São coisas que nos tocam muito."

 

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) destaca a importância de se garantir a segurança das mulheres rurais e indígenas. Em 2017, 71 pessoas foram assassinadas em conflitos do campo. Márcia Palhano, da CPT no Maranhão, afirma que muitas mulheres vivem sob ameaça.

 

 "Uma das demandas mais fortes nas comunidades tradicionais, onde trabalhamos com mulheres quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhas, é o direito de existir. Existe uma negação dessas realidades por parte dos governos. Eu acho que um direito que se grita hoje é o direito dessas comunidades existirem, dos seus modos de vida sejam respeitados, as suas culturas."

 

Para conhecer as histórias das mulheres rurais e indígenas que fizeram parte da campanha da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, acesse o site www.fao.org/brasil.

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo