Justiça proíbe dono da loja Havan de pressionar empregados a votar em Bolsonaro

Coação

Publicado em 03/10/2018 - 16:24 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O dono das lojas de Departamento Havan, Luciano Hang, pode ter que pagar multa de 500 mil reais se insistir em coagir empregados a votar no candidato à presidência que defende.


A decisão foi tomada nesta quarta-feira pela 7ª Vara da Justiça do Trabalho de Florianópolis. Em vídeos divulgados na internet e durante um evento promovido pela empresa, o proprietário da Havan afirma que pode demitir funcionários caso o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, não vença a eleição.


O proprietário das lojas Havan mencionou ainda que faz pesquisas eleitorais entre os empregados o que, segundo a procuradoria responsável pela ação, reforçaria as ameaças veladas.

 

O Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina cita a Constituição e acordos internacionais para argumentar que um patrão não pode obrigar, exigir, impor, induzir ou pressionar para que os empregados votem em determinado candidato.

 

A decisão da Justiça determina que a empresa tem até sexta-feira para divulgar, em todos os painéis informativos da empresa, e nas redes sociais, a decisão judicial impedindo a coação de funcionários.


A empresa não havia se pronunciado até o fechamento desta reportagem.


Nas redes sociais, o empresário Luciano Hang diz que foi notificado da decisão , que considera uma piada, e afirma que querem calar a voz dele.

 

E a rede de supermercados Condor também foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho, dessa vez do Paraná, por pedir votos para Bolsonaro aos empregados. Mas, o proprietário fechou acordo com a procuradoria. O grupo Condor vai divulgar informes se retratando e não deve ser multado.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo