Lewandowski reafirma permissão para que Lula seja entrevistado

Supremo

Publicado em 01/10/2018 - 21:20 Por Samanta do Carmo - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski emitiu um novo despacho nesta segunda-feira, reafirmando a decisão publicada na sexta em que dava permissão para que a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, e o jornalista Florestan Fernandes entrevistassem o ex-presidente Lula, mesmo ele estando preso na sede da Polícia Federal no Paraná.

 

Na noite da mesma sexta-feira, no entanto, o também ministro do STF, Luis Fux, na condição de presidente interino da Corte, proferiu uma decisão, no âmbito de outra ação judicial, impedindo Lula de dar entrevistas.

 

No despacho desta segunda, Lewandowski, diante das informações de que sua decisão anterior não teria sido cumprida, afirma que a proibição dada por Fux não produz efeito na ação que está sob relatoria dele. O ministro argumenta que pelo Código do Processo Civil, “a autoridade da coisa julgada somente opera efeitos em relação às partes do processo”.

 

Lewandowski ainda questiona a atuação de Fux, afirmando que o colega incorreu em “vícios gravíssimos” e que não havia necessidade dele atuar como presidente interino do STF, se o titular, Dias Tóffoli estava e em território nacional e o podia se manifestar eletronicamente.

 

O despacho publicado nesta segunda, por determinação de Lewandowski, serve como mandato e pode ser apresentado para a Justiça Federal no Paraná, para que os jornalistas realizem a entrevista com Lula

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo