Lideranças comunitárias de Barcarena vão monitorar medidas ambientais adotadas pela Hydro Alunorte

Barcarena

Publicado em 17/10/2018 - 11:26 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Pará promoveram nesta terça-feira (16) uma audiência pública em Barcarena.

 

O objetivo era ouvir a população sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado pela empresa Hydro Alunorte.

 

As lideranças comunitárias foram convidadas a participar do comitê que vai acompanhar a implementação, por parte da Hydro, de medidas para reduzir os impactos socioambientais da produção de alumínio.

 

O procurador do Ministério Público Federal no Pará, Felipe Moura Palha, afirma que enquanto essas medidas não forem executados pela Hydro a empresa terá que continuar operando com 50% da sua capacidade.

 

Sonora: "O único caminho viável para a retomada das atividades da empresa é o cumprimento integral das cláusulas do TAC. Vamos saber com segurança científica que a empresa cumpre todas as normas ambientais e se ela cumpre as condicionantes socioambientais para o o empreendimento funcione."

 

O Ministério Público responsabiliza a Hydro Alunorte pelo vazamento de rejeitos de bauxita nas águas da região em fevereiro deste ano.

 

A empresa nega que o transbordo tenha ocorrido, mas concordou em contratar uma auditoria independente, avaliar a qualidade dos rios e do solo em Barcarena.

 

As comunidades locais serão submetidas a exames clínicos e devem ser ressarcidas por possíveis impactos da atividade da refinaria.

 

Neste mês, a Hydro chegou a anunciar a suspensão total das atividades em Barcarena e Paragominas, mas voltou a produzir com 50% da capacidade depois que foi autorizada pela Justiça a utilizar uma nova tecnologia de filtragem de resíduos.

 

A refinaria emprega cerca de cinco mil pessoas.

 

O Ministério Público do Trabalho acompanha a situação dos trabalhadores, que já tiveram a jornada reduzida.

Últimas notícias
Economia

Local de provas do concurso unificado será divulgado hoje

O cartão de confirmação do Concurso Público Nacional estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo