Moro terá 15 dias para explicar ao CNJ quebra de sigilo de delação de Palocci

CNJ

Publicado em 04/10/2018 - 20:28 Por Samanta do Carmo - Brasília

Dando andamento a reclamação disciplinar feita pelo PT contra o juiz Sérgio Moro, o magistrado Humberto Martins, do Conselho Nacional de Justiça, determinou que Moro preste informações em até 15 dias sobre a decisão dele de suspender o sigilo de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci.

 

A divulgação da delação ocorreu na última segunda-feira. Um dia depois o Partido dos Trabalhadores recorreu ao CNJ, órgão que fiscaliza a atuação dos juízes, argumentando que Moro teria desvirtuado seu papel de juiz para inflamar a sociedade, ao divulgar a delação de Palocci poucos dias antes da eleição, que acontece no próximo domingo.

 

No despacho publicado na noite desta quarta-feira, o magistrado Humberto Martins também solicitou informações à Corregedoria do Tribunal Regional Federal da Quarta Região para saber se o caso já está sendo investigado. O TRF-4 afirmou que ainda não foi notificado. Nossa reportagem procurou a assessoria de imprensa de Sérgio Moro, que não comentou a notificação. O caso vai seguir em sigilo.

 

Existem pelo menos outras duas reclamações contra Moro no CNJ, uma delas sobre a gravação e divulgação de conversas telefônicas da ex-presidenta Dilma Rousseff. O processo não tem data para ser julgado.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo