logo Radioagência Nacional
Geral

Operação do Ibama apreende pescado e fecha frigoríficos irregulares no Amazonas

Amazonas
Baixar
Michele Moreira
26/10/2018 - 13:12
Brasília

O Ibama apreendeu 166 toneladas de pescado e embargou três frigoríficos irregulares em Manaus, Manacapuru e Iranduba, no Amazonas.

 

A operação terminou nesta quinta-feira (25) e contou com o apoio da Polícia Federal.

 

Entre as espécies de peixe apreendidas havia piramutaba, mapará, aruanã, piranambu e tucunaré. Já dentre os frigoríficos fechados, dois não tinham licenciamento do órgão ambiental e outro operava em local não previsto na licença.

 

Foram aplicados cinco autos de infração, totalizando mais de R$ 1,3 milhão de multa. O pescado apreendido será doado para o Programa Mesa Brasil, do Sesc.

 

Agentes do Ibama também fiscalizaram a atividade pesqueira para saber se estava sendo cumprida norma que proíbe a captura e comercialização da piracatinga.

 

Para proteger a espécie, instrução normativa válida para todo o país proíbe, até 2020, a pesca de boto-vermelho, jacaré-açu e jacaretinga – espécies usadas como isca na captura da piracatinga.

 

As amostras de filé coletadas nos frigoríficos vistoriados foram encaminhadas ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia para análise genética. 

 

Técnicos do Inpa constataram que o filé da piracatinga é comercializado na região como se fosse da espécie conhecida como douradinha.

x