Povo Gamella relata ameaças e discriminação no Maranhão

Maranhão

Publicado em 03/10/2018 - 20:37 Por Renata Martins - Brasília

Alvo de ataque em 2017, povo Gamella relata ameaças e discriminação em acesso a serviços públicos em Viana, no Maranhão.

 

A comunidade indígena busca retomar áreas de seu território tradicional e pede que o Estado faça demarcação. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, o povo Akroá Gamella vem sendo espremido em seu território, por ação de grileiros e resiste para garantir uma porção mínima do seu lugar de existência.


Laércio Gamella, vive na aldeia Centro do Antero, a 14 quilômetros da sede do município de Viana. Ele relata que as ameaças são constantes.


No dia 30 de abril do ano passado, Laercio estava com outros indígenas em numa ocupação dos Akroá-Gamella, na localidade de Baías, município de Viana, quando um grupo de aproximadamente 200 pessoas atacou severamente a comunidade indígena. Vinte e dois Gamella foram feridos, dois deles baleados e outros dois tiveram suas mãos decepadas.

 

O ataque é destacado no relatório do Conselho Indigenista Missionário sobre Violência Contra povos indígenas. Em 2017, o Cimi mapeou 20 ocorrências de conflitos relativos a direitos territoriais.


Os indígenas também são hostilizados e têm o acesso a serviços públicos negados, ressalta Laércio.


O secretário-adjunto de saúde de Viana, Marcelo Santana afirma que o município não é responsável pelo atendimento dos Gamella, que deveriam ser atendidos pela Secretaria de Saúde Indígena.

 

Mas a Funai destaca que mesmo que um distrito sanitário indígena seja construído na área, os postos de saúde não podem negar atendimento.


A Funai informou ainda que tem acompanhado e dado suporte aos indígenas, e que criou um Grupo Técnico para estudar a questão fundiária dos Gamella.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo