Viva Maria: Campanha da Rede Primeira Infância pede que candidatos priorizem as crianças

Viva Maria

Publicado em 12/10/2018 - 04:44 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Dia 12 de outubro. Uma data duplamente especial! Para os católicos é dia de sair em romaria para comemorar o feriado da Padroeira do Brasil. Para as pessoas de 18 a 80 anos que, em essência, se mantêm conectadas ao universo infantil, hoje é a chance de voltar a ser criança. Se bem que, atualmente, frente os rigores do tempo e da vida, não está nada fácil ser criança em nosso país.

 

O mapa da violência contra nossas meninas e meninos não deixa dúvidas. Ser criança no Brasil é muito arriscado. No pódio do desrespeito aos direitos mais elementares, nosso país ocupa sempre as primeiras posições. E nunca é demais lembrar que quem comete violência contra crianças e adolescentes somos nós adultos.

 

Pior, não conseguimos sequer cobrar políticas públicas que façam valer os direitos da infância e juventude. Não por acaso, a Rede Nacional Primeira Infância escreveu uma carta compromisso aos candidatos à Presidência e governos estaduais nas eleições gerais deste ano para que a primeira infância figure como prioridade número 1 na plataforma política de todas as candidaturas ,A começar pelo direito à creche, que tem que ser respeitado.

 

Por amor às crianças não podemos fraquejar diante de situações de violência doméstica, por exemplo, que causam sérios danos ao desenvolvimento das crianças, principalmente na primeira infância, porque é nesses primeiros seis anos que a personalidade delas se forma.

 

Não importa se no campo ou na cidade, meninas e meninos têm direito a um ambiente saudável! Livre das ameaças on-line ou qualquer forma de preconceito e discriminação e da violência sexual.

 

Priorizar políticas públicas que deem um basta aos maus-tratos, castigos físicos e psicológicos é tarefa de governo. Por isso, assine com seu voto a carta-compromisso da RNPI.

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo