Viva Maria: Pesquisadores do Museu Nacional reacendem esperança depois do reencontro com Luzia

Viva Maria

Publicado em 22/10/2018 - 08:56 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Sob o signo da luz que carrega no nome que recebeu de batismo, Luzia, o fóssil mais antigo já encontrado no continente americano, acabou de ser encontrado.

 

O anúncio foi feito na última sexta-feira pela direção do Museu Nacional para surpresa de todas as pessoas que há menos de dois meses choraram a morte de Luzia, no incêndio que consumiu grande parte da nossa memória.

 

Considerado uma das principais relíquias que a instituição guardava, o crânio ficava armazenado em uma caixa de metal, dentro de um armário. Essa caixa também foi encontrada parcialmente destruída. Mas cerca de 80% dos fragmentos encontrados já foram identificados.

 

A expectativa é de que o crânio seja quase totalmente reconstituído, mas a extensão dos danos e das perdas ainda precisará ser avaliada. Também foram encontradas outras partes de Luzia que o Museu Nacional guardava, incluindo um fêmur.

 

Certamente a reconstituição do crânio será um enorme quebra-cabeça para a equipe de arqueólogos do Museu Nacional, mas, de qualquer forma, neste momento, importa saber que estamos pouco a pouco nos reencontrando com a nossa história a partir de Luzia, a brasileira de 12 mil anos queimada no Museu Nacional.

 

E quem nos dá agora a dimensão desse resgate é Adriana Facina, historiadora e antropóloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Seja muito bem-vinda, Adriana! Tudo bem?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo