América Latina registrou 2,8 mil feminicídios em 2017; Brasil teve 1,1 mil vítimas

Feminicídio

Publicado em 16/11/2018 - 16:39 Por Danyele Soares - Brasília

Quase duas mil e oitocentas mulheres foram assassinadas no ano passado por razões de gênero em 23 países da América Latina e do Caribe. E o país que registrou o maior número de feminicídios, em termos absolutos, foi o Brasil, com 1.133 vítimas. Os dados foram divulgados pela CEPAL - Comissão Econômica para a região.

 

Em termos proporcionais, El Salvador apresenta o pior cenário, com 10 mulheres mortas para cada 100 mil. No Panamá, Peru e Venezuela, as taxas são de 1 homicídio para cada 100 mil cidadãs.

 

De acordo com a Comissão, um dos principais desafios para resolver o problema é compreender que todas as formas de violência contra as mulheres estão determinadas, não apenas pela condição sexual e de gênero, mas também por diferenças econômicas, raciais, culturais, de religião, de idade e outros tipos.

 

Nesse sentido, a secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos, Andreza Colatto, alerta que é preciso denunciar e dizer a companheiros e homens próximos que certas condutas masculinas não devem ser aceitas.

 

Para tentar reverter o quadro brasileiro, Andreza Colatto também informa que a Secretaria Nacional está implementando junto a órgãos estaduais de todo o país diretrizes para orientar a ação de investigação, acolhimento à vítima e punição aos acusados. E ela ainda destaca o Ligue 180, serviço gratuito para denúncias e esclarecimentos.

 

De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, diante da gravidade do problema 18 países latino-americanos começaram, desde 2007, a modificar leis para tipificar o crime como feminicídio ou homicídio agravado por razões de gênero.

 

Entre as nações que já tipificaram esse delito estão: Costa Rica, Chile, El Salvador, Argentina, México, Bolívia, Honduras, Peru, Equador, Venezuela, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo