Após reajuste, ministro do STF Luiz Fux revoga auxílio-moradia para o Poder Judiciário

STF

Publicado em 26/11/2018 - 21:50 Por Victor Ribeiro - Brasília

Os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público vão parar de receber o auxílio-moradia. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, e vai compensar, em parte, o reajuste para as duas categorias, sancionado nessa segunda-feira pelo presidente Michel Temer.


O juiz do Trabalho Guilherme Feliciano é coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público, que representa mais de 40 mil juízes e membros do MP. Ele avalia que é um erro retirar o auxílio para compensar o aumento no salário.

 

A estimativa de técnicos do Congresso Nacional é que o reajuste das categorias vai causar impacto de 6 bilhões de reais por ano. Já o fim do auxílio-moradia deve economizar pelo menos 1 bilhão.


De acordo com Luiz Fux, os conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público deverão tomar providências imediatamente para suspender o pagamento do auxílio.

 

Juízes e membros do MP que atuavam fora do local de residência podiam solicitar a indenização, no valor de 4.377 reais e 73 centavos.


Nos últimos anos, decisões judiciais ampliaram o alcance do benefício, inclusive para quem tem imóvel próprio na cidade onde trabalha e permitiram até acúmulo de auxílios em casos de juízes casados com outros magistrados.


As categorias ainda estudam como lidar com a revogação do pagamento do auxílio-moradia e não descartam ingressar com ações judiciais, como afirmou Guilherme Feliciano.


A revogação do pagamento de auxílio-moradia não afeta outros benefícios pagos aos magistrados, promotores e procuradores.


Entre eles, auxílio-alimentação, auxílio-pré-escolar, auxílio-transporte, auxílio-livro e assistência médica e odontológica para servidores públicos e dependentes.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo