Chuva não atrapalhou; cerca de um milhão de paulistanos visitaram túmulos de familiares e amigos

São Paulo

Publicado em 02/11/2018 - 14:37 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Na capital paulista, os 22 cemitérios municipais abriram as portas às 7 da manhã, com programação especial no dia de Finados.

 

Missas, cultos religiosos e apresentações de grupos de coral marcaram a data.

 

Segundo a prefeitura, eram esperados cerca de 1 milhão de visitantes.

 

Pessoas como Roseli que, mesmo com o tempo nublado e ameaça de chuva, levantou cedo para uma espécie de reencontro com a família.

 

Uma experiência nova para Mateus Ferreira, de 9 anos, que fez sua primeira visita ao cemitério no dia de Finados.

 

O avô do menino faleceu no começo do ano e por isso ele resolveu acompanhar os pais que mantém a tradição de visitar os túmulos de parentes e amigos.

 

Mas para a florista Helena Nogueira, casos como o de Mateus e a família estão cada vez mais raros.

 

Além de flores, velas e missas, nos cemitérios mais tradicionais de São Paulo, como o da Consolação, também foram programadas visitas guiadas ao longo do dia.

 

É que o local, fundado em 1858, guarda um dos principais acervos da chamada arte tumular do país.

 

Nos mausoléus é possível encontrar esculturas de Victor Brecheret, Leopoldo Silva ou do arquiteto Ramos de Azevedo. E também túmulos de famosos como a Marquesa de Santos, Tarsila do Amaral ou Mário de Andrade.

 

Já no extremo sul da cidade, no Jardim Ângela, aconteceu a caminhada pela vida e pela paz. As pessoas andaram até o cemitério São Luiz, para prestar homenagem às vítimas da violência, especialmente jovens e negros.

 

A marcha começou a ser feita há 23 anos, quando o Jardim Ângela ficou conhecido como o bairro mais violento do mundo.  De lá para cá os índices de violência melhoram muito, mas o tema continua preocupando  a comunidade.

 

Ao final da marcha, foi plantada uma árvore como símbolo da vida.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo