Joaquim Falcão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Cultura

Publicado em 23/11/2018 - 15:41 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

O jurista e educador Joaquim Falcão toma posse nesta sexta-feira (23) na ABL (Academia Brasileira de Letras).

 

Ele foi eleito no dia 19 de abril para o lugar de Carlos Heitor Cony, que morreu no dia 5 de janeiro.

 

A posse será no Salão Nobre do Petit Trianon. Falcão discursará na tribuna da ABL. Ao terminar, assinará o livro de posse. A seguir, o presidente da entidade, Marco Lucchesi, convidará o acadêmico Merval Pereira para fazer a aposição do colar, o acadêmico Arnaldo Niskier para entregar a espada e o acadêmico Marcos Vinícios Vilaça para entregar o diploma.

 

Os ocupantes anteriores da cadeira que agora será de Falcão foram: Filinto de Almeida, Roberto Simonsem, Aníbal Freire da Fonseca e Herberto Sales. 

 

O novo acadêmico nasceu no Rio, mas é de origem pernambucana. Bacharel em direito pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, é mestre em direito na Harvard Law School e em planejamento de educação, além de ter doutorado na Universidade de Genebra.

 

Foi diretor da Faculdade de Direito da PUC-Rio, professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundador e professor titular da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.

 

Entre outros cargos políticos, Joaquim Falcão foi chefe de gabinete do ministro da Justiça no governo Sarney, Fernando Lyra; fez parte da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, a Comissão Afonso Arinos; presidiu a Fundação Nacional Pró-Memória, responsável pelas principais casas de cultura do Brasil, como Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico Nacional.

 

No fim dos anos 70, começou a colaborar com o jornal Folha de S.Paulo, escrevendo durante anos na página 2. Seu livro A Favor da Democracia, publicado em 2004, é resultado desse período. 

 

O livro Mensalão - Diário de um Julgamento: Supremo, Mídia e Opinião Pública, publicado em 2013, descreve uma nova estratégia de “difusão de massa do conhecimento jurídico”, traduzindo para o grande público as grandes questões sobre estado democrático de direito.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Inscrições para Revalida 2020 começam nesta segunda

O exame valida diplomas de médicos formados fora do Brasil que desejam atuar no país. A prova será aplicada no dia 6 de dezembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Senadores sobrevoam regiões afetadas por incêndios em Mato Grosso

A diligência nos municípios Poconé e Porto Cerrado incluem ainda uma visita ao espaço de recolhimento dos animais atingidos pelas chamas. Essa é a primeira atividade da comissão, instalada nessa semana.

Baixar arquivo
Geral

Praias voltam a ficar cheias no RJ, mas carros na orla são rebocados

A permanência na areia das praias e lagoas continua proibida em todo o estado. Na capital, também está proibido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares em toda a orla. Só podem estacionar os donos de carros que morem na região.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: país manifesta interesse em aderir a grupo global por vacina

O programa vai captar recursos para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. O objetivo é também garantir o acesso aos medicamentos de forma ampla e fácil, evitando disputas por patentes ou conflitos econômicos que prejudiquem a chegada da vacina às populações.

Baixar arquivo
Segurança

Flordelis será obrigada a usar tornozeleira eletrônica

A deputada é acusada de ser a mandante do assassinato do marido e pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado, na casa deles, em Niterói.

Baixar arquivo
Cultura

Três editais para o setor cultural estão com inscrições abertas no RJ

As inscrições podem ser feitas na página da Funarj, na internet. Já para o Lab Curta, as inscrições devem ser feitas pelo site labcurta.com

Baixar arquivo