Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial da União

Saúde

Publicado em 20/11/2018 - 10:35 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O edital para substituir os médicos cubanos do Programa Mais Médicos foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). As inscrições começam a partir desta quarta-feira (21) e vão até o dia 25 de novembro.

 

São mais de 8,3 mil vagas, em mais de 2,8 mil municípios brasileiros, além dos 34 Distritos Indígenas. No edital, as cidades são divididas pelo grau de população vulnerável, como porcentagem de pessoas vivendo na extrema pobreza.

 

No momento da inscrição, o médico escolhe, entre os locais disponíveis, onde quer trabalhar. As vagas selecionadas, então, deixam de aparecer no sistema e só reaparecem se o médico não comparecer ao município escolhido até o dia 7 de dezembro. 

 

Hoje, os cubanos atuam em locais onde não houve interesse por parte de médicos brasileiros em editais anteriores do Mais Médicos. O valor da bolsa do programa é de R$ 11.865 por mês.

 

O acordo firmado entre Brasil, Cuba e a Organização Pan Americana da Saúde (Opas) definiu que os profissionais cubanos deixarão o país gradualmente até o dia 12 de dezembro. O governo cubano decidiu sair do programa depois de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que pretendia mudar as regras do acordo. A Confederação Nacional dos Municípios estima que 28 milhões de pessoas serão afetadas. 

 

Para repor as vagas, o Ministério da Saúde preparou dois editais. O primeiro, exclusivamente para médicos formados no Brasil ou que passaram pelo Revalida, teste de validação de diplomas estrangeiros. O segundo edital será lançado em 27 de novembro para os médicos sem o Revalida, mas que terão que fazer o teste para assumir a vaga no Mais Médicos. O segundo edital ficará aberto até que as demandas por médicos sejam atendidas.

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo