PF vai apurar organização criminosa que estaria impedindo investigações sobre caso Marielle

Caso Marielle

Publicado em 01/11/2018 - 21:04 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar se uma organização criminosa estaria atrapalhando as investigações sobre a execução da vereadora Marielle Franco, do PSOL carioca, e do motorista dela, Anderson Gomes. O crime ocorreu há sete meses e meio, e é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e pela Polícia Civil.

 

De acordo com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, agentes públicos ligados à investigação do crime estão entre os alvos desse novo inquérito da Polícia Federal.

 

A suposta organização criminosa que estaria atrapalhando a investigação sobre a morte de Marielle e Anderson foi descoberta depois que duas testemunhas prestaram depoimentos a membros do Ministério Público Federal.

 

Até agora, os testemunhos são as principais provas colhidas. Após as delações, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a instauração do inquérito pela Polícia Federal e a inclusão das duas testemunhas em programas de proteção.

 

Raul Jungmann citou os crimes que a PGR atribuiu à organização criminosa que será alvo da investigação.

 

O inquérito é sigiloso, não tem prazo para ser concluído e as identidades das testemunhas não foram reveladas. Raul Jungmann também preferiu não detalhar o modus operandi da suposta organização criminosa.

 

O ministro disse, ainda, que as provas sobre a execução de Marielle e Anderson estão em poder do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil do Rio, e não correm risco de serem destruídas.

 

Marielle Franco e Anderson Gomes foram executados na noite de 14 de março deste ano, em uma emboscada na região central do Rio de Janeiro. A vereadora tinha 38 anos e o motorista, 39.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo