A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará confirmou, nesta quinta-feira, a fuga de 18 presos do Presídio Estadual Metropolitano I.
A ação ocorreu após um grupo de criminosos armados usarem explosivos para invadir a unidade prisional, que fica no Complexo Penitenciário de Marituba, no final da noite de terça-feira.
A análise de imagens das câmeras de vigilância aponta que os presos escaparam por uma área de mata do cemitério.
Esta fuga ocorreu uma semana depois de 131 detentos fugirem do Complexo Penitenciário de Santa Izabel em ação muito parecida.
Um grupo de criminosos armados chegou atirando nos policiais militares que faziam a segurança do lado de fora da unidade prisional. Durante a troca de tiros, os detentos fugiram por uma antiga galeria subterrânea da rede de esgoto já desativada.
De 1º de janeiro a 1º de novembro deste ano, 559 detentos fugiram de unidades prisionais do Pará, menos da metade foi recapturada: 229. Os dados são da própria Superintendência do sistema prisional.
O levantamento aponta ainda que este ano, 28 presos morreram em confronto com a PM dentro de unidades prisionais do Estado, durante rebeliões, motins ou tentativas de resgate de presos.
Os dados de fugas e mortes destes 10 meses já superam os do ano passado.