Seiscentas e trinta pessoas morreram nas Américas por malária em 2017, estima OMS

Malária

Publicado em 27/11/2018 - 20:43 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Relatório da OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que 630 pessoas morreram nas Américas por malária no ano passado, um aumento de quase 40% em relação a 2016.

 

A região confirmou 773 mil casos de malária, sendo que 53% deles foram registrados na Venezuela e 22% no Brasil. A situação da Venezuela é a que mais preocupa, já que o país teve mais de 20% de elevação no número de casos, em meio a uma crise política e econômica.

 

Antonio Bandeira, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, ressalta que alguns estados brasileiros enfrentam dificuldades parecidas. Ele lembra a importância do combate ao desmatamento, que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença.


De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro deste ano, o Brasil teve aumento de 10% no número de casos de malária em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 146 mil casos confirmados. Vinte pessoas morreram na região amazônica em decorrência da doença, e nove pessoas em outros estados.

 

Cássio Peterka, do Programa Nacional de Combate à Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, afirma que as migrações internas também contribuem para o aumento no número de casos, já que as famílias passam a ocupar áreas mais vulneráveis em outras cidades ou estados.


Rejane Soares, artista e ativista de Macapá, teve malária em 2014 e desde então acompanha outras mulheres negras que passam pelo tratamento. Ela aponta falta de preparo das equipes de saúde para lidar com a doença. Rejane chegou a receber um diagnóstico incompleto na primeira unidade de saúde por onde passou.


A malária é uma doença infecciosa, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia e aumento do baço. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para evitar retransmissões.

Últimas notícias
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo