A exemplo do que propôs Gilberto Gil, há mais de 20 anos, na música “Pela internet”, se você quiser navegar as ondas da “infomaré”, ou seja, do mar de informações, através de links que nos conectam de Calcutá a Helsinque, na Finlândia, todo cuidado é pouco, pois seus dados poderão ser manipulados de forma a interferir no seu comportamento através desse controle.
E esse foi justamente o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (enem), nesse domingo. Tenho certeza que se todas as pessoas que fizeram essa prova tivessem assistido a palestra da jornalista Bia Barbosa, proferida ontem durante o Fórum da Internet do Brasil, na Universidade Federal de Goiás (UFG), certamente teriam gabaritado a prova, nota máxima de redação.
Isso porque Bia, que é especialista em Gestão e Políticas Públicas, teve a oportunidade de dar uma palestra ontem sobre a proteção de dados pessoais. Diga lá, Bia!
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.




