2019 terá nove feriados nacionais e sete pontos facultativos, segundo governo

Governo

Publicado em 28/12/2018 - 15:46 Por Sayonara Moreno - Brasília

2019 terá nove feriados nacionais e sete pontos facultativos. É o que determina a portaria publicada pelo Ministério do Planejamento.

 

Segundo o órgão, os dias definem a dinâmica do serviço público federal, sem comprometer as atividades essenciais à população.

 

A portaria estabelece que os dias de guarda dos credos e religiões podem ser compensados pelo trabalhador, desde que combinado com o responsável pelo setor.

 

Os feriados nacionais do próximo ano serão: 1º de janeiro , confraternização universal; 19 de abril, Paixão de Cristo; 21 de abril, Tiradentes; 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho; 7 de setembro, Independência do Brasil;12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República e 25 de dezembro, Natal.

 

Os pontos facultativos serão: 4,5 e 6 de março, que englobam Carnaval e quarta-feira de Cinzas, sendo a quarta facultativa até as 14h horas da tarde; Corpus Christi, dia 20 de junho; Dia do Servidor Público, em 28 de outubro; e véspera de Natal e de Ano Novo, 24 e 31 de dezembro, ambos com ponto facultativo até as 14h.

 

A portaria não determina os feriados estaduais, distritais e municipais. Isso fica a cargo do poder Executivo de cada localidade.

 

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo