Atlético-PR é campeão da Copa Sul-Americana, após vencer Junior Barranquilla nos pênaltis

Futebol

Publicado em 13/12/2018 - 08:39 Por Jorge Wamburg - Brasília

O Atlético-PR conquistou a Copa Sul-Americana, pela primeira vez, na Arena da Baixada, em Curitiba, na madrugada desta quinta-feira (13), ao derrotar o Junior Barranquilla, da Colômbia, nos pênaltis, por 4 a 3, depois de empate de 1 a 1 no tempo normal da partida e na prorrogação.

 

O Junior perdeu uma penalidade máxima, batida por Barrera por cima do travessão, no segundo tempo da prorrogação.

 

O time campeão está classificado para a fase de grupos da Libertadores em 2019.

 

O Atlético foi para a decisão com um retrospecto de 15 vitórias, dois empates e uma derrota em 18 jogos no 2º semestre deste ano, na Arena da Baixada. Ele só perdeu em casa para o Bahia, também pela Copa Sul-Americana, quando se classificou nos pênaltis para a semifinal. E então derrotou o Fluminense para chegar até a decisão com o Junior Barranquilla.

 

Na véspera da partida, o Atlético-PR apresentou seu novo uniforme, com mudanças nas cores, no desenho do escudo e até na grafia: ele passa a se chamar Club Athlético Paranaense, o Club com B mudo e Atlético com TH, numa volta à sua origem, já que em 1924, quando foi fundado, o nome da agremiação era escrito assim.

 

O idealizador das mudanças é o presidente do Conselho Deliberativo, Mário Celso Petraglia. Segundo ele, o Atlético precisa de identidade nacional e internacional para não ser confundido com outros clubes. 

 

O uniforme principal, agora, será vermelho, com detalhes em preto e não mais em listras verticais vermelhas e pretas. A camisa reserva será branca e a do terceiro uniforme na cor prata, com escudo em vermelho e preto.

 

Também foram lançados os novos mascotes do Atlético Paranaense, que são a Família Furacão, composta por um casal, com dois filhos e o cachorro, também chamado de Furacão.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo