Brasil, Colômbia e Peru reforçam combate a tráfico de pessoas e à exploração sexual na fronteira

Tríplice fronteira

Publicado em 18/12/2018 - 10:44 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O combate ao tráfico de pessoas e à exploração sexual na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru acaba de ganhar um reforço. Representantes de órgãos públicos e organizações não governamentais assinaram, este mês, um pacto para intensificar a atuação conjunta.

 

O principal objetivo é fortalecer a prevenção e a assistência às vítimas. O acordo também prevê diálogo com representantes indígenas para atuação nos casos que envolvem crianças e mulheres das comunidades indígenas nos três países.

 

Edmilson Barreiros, procurador-chefe do Ministério Público Federal no Amazonas, acredita que o novo pacto facilita a troca de informações.

 

Sonora: "Este pacto pode gerar antes de mais nada uma visibilidade sobre o problema. É uma questão que, infelizmente, é naturalizada nos países amazônicos. E esse tratado serve para trocarmos, os países, Colômbia, Peru e Brasil, boas práticas entre si, até porque a legislação dos três países está atualizada conforme as exigências do Protocolo de Palermo das Nações Unidas."

 

O Pacto Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas e à Exploração Sexual, na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, foi assinado no último dia 13 de dezembro, em Letícia, na Colômbia, cidade que faz fronteira com Tabatinga, no Amazonas.

 

Na ocasião, uma rede de organizações não governamentais apresentou estudo que mostra a ligação da rede de tráfico de pessoas e de exploração sexual com o narcotráfico.

 

A atividade turística também contribui para ampliar o aliciamento de crianças e adolescentes. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo