Cerca de 500 mil pessoas vivem com HIV sem saber na América Latina e Caribe, alerta Opas

Opas

Publicado em 02/12/2018 - 11:39 Por Samanta do Carmo - Brasília

O tema da campanha de combate à Aids deste ano é “Saiba seu status”. A intenção é incentivar as pessoas a fazerem o teste de HIV.

 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, órgão ligado à ONU, cerca de 500 mil pessoas na América Latina e Caribe vivem com HIV sem saber que são portadoras do vírus.

 

Ao todo, cerca de 2,1 milhões pessoas convivem com HIV na região.

 

O teste é o primeiro passo para deter a disseminação do vírus e reduzir o impacto da doença na vida das pessoas.

 

De acordo com a Opas, entre 2010 e 2017, a América Latina conseguiu reduzir em 12% a mortalidade do vírus combinando incentivos para que as pessoas fizessem o teste e maior acesso ao tratamento antirretroviral. No Caribe, a queda no número de mortes por Aids foi de 23%.

 

Apesar disso, o desafio da região é reduzir o índice de novas infecções, que se mantêm na média de 100 mil por ano e um terço dos novos infectados são jovens entre 15 e 24 anos.

 

Uma das recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde é aumentar a possibilidade dos adolescentes fazerem o teste sem a autorização dos pais.

 

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última semana mostram que a taxa de mortalidade pela doença no Brasil passou de 5,7 óbitos para cada 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos em 2017.

 

A queda é atribuída a três fatores: garantia do tratamento para todos; melhoria do diagnóstico e ampliação do acesso ao teste, além de redução do tempo entre diagnóstico e tratamento.

 

Em 2018, foram distribuídos pelo SUS mais de 12 milhões de unidades de testes rápidos para detecção do vírus. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo