Defesa Civil do Amapá monitora aumento da chuva em cabeceiras de rios

Alagamento

Publicado em 17/12/2018 - 15:13 Por Michelle Moreira - Brasília

O aumento das chuvas nas cabeceiras dos rios no Amapá preocupa a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Entre os cursos d’água afetados, estão o Cassiporé, Tartarugal Grande, Amaparí, Falsino e Jari. Agentes fazem monitoramento nos locais.

 

De acordo com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, a La Niña antecipou o período chuvoso no estado uma vez que diminuiu a época de estiagem trazendo chuvas a partir de novembro.

 

As famílias que moram em locais com risco de deslizamento devem acionar a Defesa Civil pelo número 193.

 

No caso de alagamento é importante que o morador desligue todos os equipamentos eletrônicos para evitar o risco de descarga elétrica. Não é aconselhável tomar banho nos canais neste período. 

 

A Defesa Civil também orienta a população que evite pegar na água da chuva que escorre pelo chão. Isso porque ela é veículo para transmissão de doenças como a leptospirose. Para consumo, somente água filtrada. Uma opção é ferver ou utilizar o hipoclorito de sódio.

 

E, quando a chuva chega de repente e supreende quem está na rua, vale lembrar que nada de se proteger embaixo de árvores por causa da possível queda dos troncos ou ainda próximo de postes por conta das descargas elétricas.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para os próximos dias no Amapá é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo