Embrapa desenvolve ferramenta para evitar perdas agrícolas por fatores meteorológicos

Embrapa

Publicado em 12/12/2018 - 16:07 Por Maísa Penetra - Brasília

Evitar perdas agrícolas provocadas por condições meteorológicas adversas é um dos principais propósitos do Zarc - Zoneamento Agrícola de Risco Climático.

 

A ferramenta desenvolvida pela Embrapa orienta o produtor rural sobre a melhor época de plantio e semeadura das culturas e é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos para o setor.

 

A rede do Zarc coordenada pela Embrapa entre 2015 e 2018 já realizou o zoneamento de 16 culturas, entre elas soja, uva, feijão e algodão.

 


Segundo Balanço Social, publicado pela Empresa, desde 1996, quando o Zarc foi criado, a economia estimada é de quase R$ 14 bilhões ao Tesouro Nacional.

 


Por isso, a atualização contínua da metodologia e a incorporação de recursos tecnológicos são fundamentais. É o que diz o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Monteiro.

 


O Zarc orienta o produtor e o agente financiador quanto às épocas mais adequadas e menos vulneráveis para se plantar, gerando maior segurança para as operações de seguro agrícola.

 


Para o pesquisador, um planejamento na propriedade observando um zoneamento de risco climático garante mais sucesso na safra e todo o investimento que foi feito.

 


O próprio produtor pode observar e analisar o resultado e assim, determinar quais as épocas de maior sucesso para a cultura.

 

O zoneamento é baseado em séries históricas de dados. Ele pode ser acessado por qualquer produtor, no site do Ministério da Agricultura, agricultura.gov.br.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo