Operação da Polícia Federal prende prefeito da cidade paulista de Mauá

Trato Feito

Publicado em 13/12/2018 - 17:03 Por Nelson Lin - São Paulo

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (13), o prefeito de Mauá, cidade da Grande São Paulo, Átila Jacomussi, do PSB.

 

Foram cumpridos ainda mais um mandado de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram dentro da Operação Trato Feito, que investiga superfaturamento em contratos da prefeitura com empresas na área de urbanização, sistema viário, educação e transporte.

 

A operação é um desdobramento de uma operação deflagrada em maio deste ano, com nome similar, a Prato Feito, que investigou fraudes nas licitações de merendas e uniformes escolares.

 

Dois agentes públicos foram afastados, um contrato com suspeita de fraude foi suspenso e nove empresas foram proibidas judicialmente de contratar com a administração pública.

 

De acordo com o delegado, Victor Hugo, depois da operaçãode maio, em que o prefeito e seu secretário de governo foram presos em flagrante por lavagem de dinheiro, a Polícia Federal descobriu uma planilha detalhada que mostrava que o prefeito centralizava o recebimento de propina das empresas envolvidas no superfaturamento, para, depois repassá-las a servidores públicos e 22 vereadores.

 

O objetivo era comprar o apoio político dos parlamentares. Desde maio, Átila Jacomussi foi alvo de dois pedidos de impeachment, mas ambos foram rejeitados pelos 22 vereadores que receberam propina, segundo o delegado. A cidade tem 23 vereadores.

 

Nessa operação a polícia federal também solicitou o afastamento dos 22 vereadores mas o pedido foi negado pela justiça. 

 

Segundo estimativas, R$ 500 mil eram desviados por mês pela organização criminosa.

 


Em nota, o advogado do prefeito, Daniel Biaski, disse que o novo decreto de prisão requentou fatos que já eram conhecidos e que a decisão da prisão na operação anterior foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal.

 

Ele informou que, diante disso, apresentará uma reclamação ao STF.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo