Quadrilha que fraudava benefícios do INSS é desarticulada pela Polícia Federal

Polícia Federal

Publicado em 06/12/2018 - 15:47 Por Graziele Bezerra - Brasília

A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (6) a ação de uma quadrilha especializada em fraudar benefícios do INSS.

 

As investigações iniciadas no ano passado levaram à polícia a um grupo que criava pessoas falsas e empresas de fachada para receber aposentadorias e pensões indevidamente.

 

Um dos casos que deu início à investigação foi o de um suposto viúvo que desde 2008 recebia pensão por morte da mulher. Acontece que a mulher em questão nunca existiu, e por consequência, o viúvo era uma farsa.

 

A polícia chegou então a um esquema sofisticado de criação de pessoas fictícias, abertura de empresas de fachada, falsificação de documentos públicos, abertura de contas bancárias e aquisição de financiamentos de veículos em nome de pessoas fictícias, entre diversas outras práticas criminosas.

 

A quadrilha cuidava para que as pessoas físicas e jurídicas criadas pela organização não fossem rastreadas para evitar o caminho até os autores das fraudes.

 

Pelo menos 4 benefícios, no limite de cerca de R$ 5,6 mil foram fraudados. Os prejuízos causados pelo esquema chegam a R$ 2 milhões.

 

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Marechal Cândido Rondon no Paraná e em Bombinhas, em Santa Catarina. Também houve o mandado de prisão contra um dos investigados que já era acusado de crime envolvendo moeda falsa.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo