Brasil tem 30 mil casos de hanseníase registrados por ano; país é o segundo no ranking da doença
Cerca de 30 mil casos de hanseníase são registrados por ano no Brasil. Esses números colocam o país como o segundo lugar com mais casos da doença, atrás apenas da Índia.
O médico Gilvan Alves, membro da sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que a hanseníase já deveria ter sido erradicada no país há muito tempo.
A orientação é que as pessoas procurem um médico assim que perceberem o aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e também quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família
Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado.
A servidora pública Marli Araújo teve hansensíase no ano dois mil. Ela procurou a rede pública de saúde e no ano seguinte estava curada. Ela conta que o tratamento é simples mas que exige persistência.
O diagnóstico da hanseníase normalmente é feito por um médico dermatologista e envolve a avaliação clínica do paciente com aplicação de testes de sensibilidade, sobre a mancha, avaliação dos nervos e da força motora.
* Produção: Renato Lima