Decretada situação de calamidade pública em Brumadinho

Tragédia em Minas

Publicado em 26/01/2019 - 17:58 Por Sumaia Villela - Brasília

Foi reconhecida situação de calamidade pública em Brumadinho, Minas Gerais. A medida da Secretaria Nacional de Defesa Civil foi publicada no Diário Oficial da União.

 

O fato ocorre depois do sobrevoo do presidente Jair Bolsonaro na área atingida pelo rompimento da barragem da Mina Feijão, operada pela mineradora Vale.

 

Depois da visita, três ministros que acompanham a situação in loco deram uma entrevista coletiva para falar das ações do governo federal no caso.

 

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Albuquerque, afirmou que o rompimento foi um “infeliz acidente”, e que ainda não existem informações sobre possíveis causas e se a Vale agiu de forma irregular.

 

Em dezembro do ano passado, reunião da Câmara de Atividades Minerárias do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais aprovou a continuidade da atividade na mina Córrego do Feijão. Mas a barragem rompida não recebia mais rejeitos desde 2015, segundo a Vale.

 

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, defendeu que os esforços fossem concentrados, nesse momento, em ações de resgate às vítimas e outras ações da Defesa Civil. Ele informou que órgãos federais estão empenhados em monitorar o fluxo do rejeito, se chegará na hidrelétrica de Retiro Baixo e na de Três Marias, e também em fatores de risco que podem agravar a tragédia.

 

Era previsto que Bolsonaro falasse com a imprensa em Belo Horizonte, mas ele foi embora sem dar entrevista. O presidente falou rapidamente com jornalistas quando chegou em Brasília.

 

Pelo Twitter, Bolsonaro anunciou que Israel deve disponibilizar tecnologia para auxiliar nas buscas por desaparecidos.

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo