Manaus se mobiliza pelo combate à hanseníase no Janeiro Roxo

Janeiro Roxo

Publicado em 03/01/2019 - 19:24 Por Michele Moreira - Brasília

O Ministério da Saúde oficializou, em 2016, o mês de janeiro e estabeleceu a cor roxa para as campanhas educativas sobre a hanseníase.

 

Em Manaus, as ações de combate à doença vão até o dia 27 deste mês, quando se lembra o Dia Mundial de Combate à Hanseníase; mas estão previstas atividades até o dia 31.

 

Equipes de saúde vão atuar nas quatro zonas da cidade; além da área rural e do entorno fluvial.

 

Estão previstas atividades educativas, de acolhimento, diagnóstico e tratamento da população. Lembrando que o atendimento às pessoas com hanseníase é feito pelo sistema público de saúde de forma gratuita.

 

Também estão programados mutirões para exames dermatológicos, rodas de conversa, palestras educativas em associações e empresas, além de uma mostra itinerante, em pontos estratégicos da cidade, com informações sobre a doença.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde em Manaus, foram registrados 459 novos casos de hanseníase no estado do Amazonas em 2017.

 

Na capital,  foram 128 registros. Uma redução de 23% em relação a 2016.

 

Em caso de mancha na pele, com perda de sensibilidade, a recomendação é buscar uma unidade de saúde. A hanseníase tem cura e assim que o tratamento é iniciado, não é mais transmitida.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo