Pesca estará liberada a partir de sexta-feira nos rios de Mato Grosso

Defeso

Publicado em 30/01/2019 - 09:59 Por Bianca Paiva - Brasília

Termina na próxima sexta-feira (1º) o período de defeso em todos os rios que percorrem o território mato-grossense, inclusive os rios federais. Porém, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nos trechos que fazem divisa com outras unidades da federação, em que uma margem está dentro de Mato Grosso e a outra margem em outro Estado, a proibição da pesca continua até 28 de fevereiro.

 

A pasta ressalta ainda que nas 68 Unidades de Conservação de proteção integral municipal, estadual e federal existentes no Estado, a pesca é permanentemente proibida. Quem for pego nessas áreas sofrerá sanções, que vão desde a apreensão de equipamentos e pescado, até detenção e multa.

 

Nos rios onde a pesca está liberada, os pescadores precisam seguir algumas regras como estar habilitado com a carteira de pesca, não usar apetrechos proibidos e respeitar a cota e tamanho mínimo do pescado, que para amador é de 5 quilos e 1 exemplar e para profissional é de 125 kg por semana.

 

Denúncias de pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser feitas na Ouvidoria Setorial da Sema no telefone 0800-65-3838 ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo