Procurador-geral de MG diz que deve haver consequências criminais no caso da barragem de Brumadinho

Rompimento de barragem

Publicado em 26/01/2019 - 21:05 Por Sumaia Villela - Brasília

O número de mortos, resgatados e desaparecidos em Brumadinho, Minas Gerais, muda constantemente desde o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, explorada pela mineradora Vale.

 

A busca, segundo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é difícil, e por isso ele espera ajuda do governo federal para disponibilizar tecnologia que permita avançar no resgate de vítimas soterradas.

 

Catorze aeronaves eram usadas nas buscas neste sábado. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros estadual, coronel Edgar Estevão, chegou a falar, em entrevista coletiva, que existiam quatro pontos em que se trabalhava com a possibilidade de sobreviventes: um ônibus, uma locomotiva, um imóvel e o Parque das Cachoeiras. Minutos depois, os jornalistas receberam a notícia oficial que todos os ocupantes do ônibus estavam mortos.

 

Em Brumadinho, foi montado um espaço específico para que familiares procurem parentes sumidos. Na tarde deste sábado (26), a imprensa que acompanhava o movimento testemunhou o desespero de uma mulher que se incomodou com o tempo de espera por informações. Ela saiu sem se identificar do local.

 

Além da dificuldade nas buscas, outros riscos são monitorados. A chuva é um deles. O outro, segundo o coordenador de Defesa Civil estadual, coronel Evandro Borges, é outra barragem da Vale.

 

Como uma das ações para a responsabilização dos envolvidos na tragédia, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, anunciou que o Ministério Público do Estado pediu o bloqueio de R$ 5 bilhões da mineradora. A Comarca de Brumadinho acatou o pedido. Ele lembrou ainda que devem existir consequências na esfera criminal.

 

O Ministério Público já investigava, de forma preventiva, a barragem que se rompeu em Brumadinho. Segundo Tonet, a fase era de análise da resposta da Vale a respeito da segurança do reservatório.

 

A mineradora argumenta que não havia registrado qualquer problema na barragem e que ela foi vistoriada por empresa de auditoria alemã no fim do ano passado.

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo