Procurador-geral de MG diz que deve haver consequências criminais no caso da barragem de Brumadinho

Rompimento de barragem

Publicado em 26/01/2019 - 21:05 Por Sumaia Villela - Brasília

O número de mortos, resgatados e desaparecidos em Brumadinho, Minas Gerais, muda constantemente desde o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, explorada pela mineradora Vale.

 

A busca, segundo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é difícil, e por isso ele espera ajuda do governo federal para disponibilizar tecnologia que permita avançar no resgate de vítimas soterradas.

 

Catorze aeronaves eram usadas nas buscas neste sábado. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros estadual, coronel Edgar Estevão, chegou a falar, em entrevista coletiva, que existiam quatro pontos em que se trabalhava com a possibilidade de sobreviventes: um ônibus, uma locomotiva, um imóvel e o Parque das Cachoeiras. Minutos depois, os jornalistas receberam a notícia oficial que todos os ocupantes do ônibus estavam mortos.

 

Em Brumadinho, foi montado um espaço específico para que familiares procurem parentes sumidos. Na tarde deste sábado (26), a imprensa que acompanhava o movimento testemunhou o desespero de uma mulher que se incomodou com o tempo de espera por informações. Ela saiu sem se identificar do local.

 

Além da dificuldade nas buscas, outros riscos são monitorados. A chuva é um deles. O outro, segundo o coordenador de Defesa Civil estadual, coronel Evandro Borges, é outra barragem da Vale.

 

Como uma das ações para a responsabilização dos envolvidos na tragédia, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, anunciou que o Ministério Público do Estado pediu o bloqueio de R$ 5 bilhões da mineradora. A Comarca de Brumadinho acatou o pedido. Ele lembrou ainda que devem existir consequências na esfera criminal.

 

O Ministério Público já investigava, de forma preventiva, a barragem que se rompeu em Brumadinho. Segundo Tonet, a fase era de análise da resposta da Vale a respeito da segurança do reservatório.

 

A mineradora argumenta que não havia registrado qualquer problema na barragem e que ela foi vistoriada por empresa de auditoria alemã no fim do ano passado.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo