Seguranças vão responder por homicídios ocorridos em fazenda na cidade de Colniza (MT)

Conflito de terra

Publicado em 07/01/2019 - 10:18 Por Dayana Vítor - Brasília

Quatro seguranças de uma fazenda em Colniza (MT), onde ocorreu confronto com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que resultou na morte de uma pessoa e nove feridos, estão presos. Eles vão responder por homicídio consumado e nove tentativas. As informações são da Secretária de Segurança Pública de Mato Grosso.

 

Segundo a pasta, os funcionários da propriedade rural afirmaram em interrogatório que reagiram a invasão da propriedade por posseiros supostamente armados. No entanto, os depoimentos de alguns dos feridos contradiz essa versão, pois eles afirmaram que nenhum dos posseiros portava arma de fogo.

 

Além disso, o delegado responsável pela investigação do conflito, Alexandre da Silva Nazareth, afirmou que durante a perícia só foram encontradas cápsulas de armas do mesmo calibre dos seguranças da fazenda. Foram apreendidas uma espingarda calibre 12, duas pistolas 380, e um revólver, calibre 38.

 

O posseiro, Elizeu Queres de Jesus, de 38 anos, morreu no local do confronto. Uma pessoa que não foi identificada está internada em estado grave na cidade de Junia, localizada a mais de 300 quilômetros do lugar do conflito. Outras duas vítimas estavam em observação no hospital de Colniza. No sábado (5), quatro posseiros tiveram alta.

 

No local da tragédia, existem cerca de 200 famílias que reivindicam o direito aos lotes onde moram. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso, a fazenda palco do conflito é a Bauru. A propriedade pertence à família do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, José Geraldo Riva.

 

O ex-deputado responde a mais de 100 ações cíveis e criminais na Justiça. Em 2018, ele foi condenado a 26 anos de prisão por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo