Viva Maria: A cidade que hoje comemora seus 465 anos também reverbera a violência contra a mulher

Viva Maria

Publicado em 25/01/2019 - 05:28 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Hoje é dia de homenagear a cidade mais cantada do Brasil. Pensou Rio de Janeiro, se enganou, meu bem! A grande aniversariante do dia é São Paulo, do alto de seus 459 anos.

 

Tudo nela é monumental: são 109 parques e áreas verdes, 150 bibliotecas, 333 centros de esporte e lazer, 140 teatros, 115 centros culturais e 158 museus, que, hoje, estarão abertos até a meia-noite com uma vasta programação.

 

Mas para quem prefere se distrair olhando vitrine, São Paulo conta com aproximadamente 53 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado. Sendo a famosa 25 de março a maior zona de comércio popular do país.

 

Por tudo isso, não admira que até o metrô paulista seja motivo de inspiração. Existem 40 músicas sobre ele! Mas, ao todo, são 3 mil músicas sobre essa cidade que está entre as cinco maiores do mundo.

 

Do Lampião de Gás com Inezita Barroso, que relembra a São Paulo dos bondes e lampiões de gás, passando pelo Trem das Onze, de Adoniram Barbosa, coube ao compositor e cantor Tom Zé transformar São Paulo numa cidade santa.

 

Êhhh São Paulo da garoa. São Paulo terra boa que abriga mais de 190 nacionalidades. Não por acaso ela sempre faz acontecer alguma coisa no coração de toda a gente graças ao talento dos baianos como Tom Zé e Caetano. Contudo, há um lado sombrio nascido do concreto armado.

 

Concreto endurecido pela violência que atinge mais perversamente mulheres e meninas. Que o diga Vera Vieira, doutora em Comunicação Social e Feminismo pela Escola de Comunicação da USP, diretora-executiva da Associação Mulheres pela Paz, que presenteia São Paulo neste aniversário com mais um projeto que tem por objetivo enfrentar a violência. Seja muito bem-vinda, Vera!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo