Campanha contra febre amarela usa locais estratégicos do RJ para vacinação

Rio de Janeiro

Publicado em 18/02/2019 - 15:20 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro deu início a uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela.

 

O trabalho de imunização começou nesta segunda-feira (18), na Central do Brasil, um dos espaços de maior circulação de pessoas na capital fluminense.

 

Um posto fixo foi montado no local e conta com 12 profissionais para atender a população, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A população será atendida até o dia 21 de fevereiro, das 8h até às 13h.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, a expectativa é que cerca de 500 pessoas sejam imunizadas no período.

 

Para alertar a população sobre a importância da vacinação e evitar um surto da doença, a secretaria montou uma estratégia de imunização que vai até maio, com 35 postos de vacinação em lugares diferentes.

 

A Praça XV, também no centro, será o segundo local de atendimento do posto fixo de vacinação, que funcionará de 25 a 28 de fevereiro.

 

A partir de março, os postos fixos voltarão a ser montados na Central do Brasil e na Praça XV. Locais como o Calçadão de Bangu, Praça das Nações, Rodoviária de Campo Grande e Shopping Nova América também vão receber postos volantes até o dia 30 de maio.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é vacinar 4 milhões de pessoas e alcançar 95% do público-alvo.

 

Até o momento, segundo o governo estadual, já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa 73% da meta.

 

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a vacina não é indicada para bebês menores de 9 meses, pacientes com doenças que afetam a imunidade e grávidas.

 

Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, no estado do Rio de Janeiro, com 84 mortes.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo