O governo do Rio de Janeiro deu início a uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela.
O trabalho de imunização começou nesta segunda-feira (18), na Central do Brasil, um dos espaços de maior circulação de pessoas na capital fluminense.
Um posto fixo foi montado no local e conta com 12 profissionais para atender a população, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A população será atendida até o dia 21 de fevereiro, das 8h até às 13h.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, a expectativa é que cerca de 500 pessoas sejam imunizadas no período.
Para alertar a população sobre a importância da vacinação e evitar um surto da doença, a secretaria montou uma estratégia de imunização que vai até maio, com 35 postos de vacinação em lugares diferentes.
A Praça XV, também no centro, será o segundo local de atendimento do posto fixo de vacinação, que funcionará de 25 a 28 de fevereiro.
A partir de março, os postos fixos voltarão a ser montados na Central do Brasil e na Praça XV. Locais como o Calçadão de Bangu, Praça das Nações, Rodoviária de Campo Grande e Shopping Nova América também vão receber postos volantes até o dia 30 de maio.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é vacinar 4 milhões de pessoas e alcançar 95% do público-alvo.
Até o momento, segundo o governo estadual, já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa 73% da meta.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a vacina não é indicada para bebês menores de 9 meses, pacientes com doenças que afetam a imunidade e grávidas.
Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, no estado do Rio de Janeiro, com 84 mortes.





