Nesta sexta (15) e sábado (16), 226 venezuelanos abrigados em Boa Vista serão interiorizados para oito cidades brasileiras. Recebem os migrantes 11 abrigos em diversos estados.
Esta é mais uma etapa da Operação Acolhida, que já realizou a transferência de mais de 4,5 mil pessoas.
Nesta sexta-feira, o voo saiu de Boa Vista, em Roraima, com destino a Curitiba, e de lá segue para outras cidades no Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
No sábado, um pequeno grupo sai de Boa Vista para o Rio Grande do Norte. O destino final é a cidade de Caicó.
A interiorização é um dos principais pilares da Operação Acolhida, ação que integra Forças Armadas, Ministérios, agências do Sistema ONU no Brasil e entidades da sociedade civil organizada.
A iniciativa foi lançada em fevereiro do ano passado pelo governo federal para coordenar a ajuda humanitária aos solicitantes de refúgio e migrantes vindos da Venezuela.
Em Boa Vista, as pessoas que aderem voluntariamente à estratégia de interiorização são registradas, documentadas e imunizadas, além de receber informações sobre as cidades de destino, condições para serem abrigadas e materiais informativos sobre o acesso a serviços e assistência à saúde.





