Hospital do SUS em Mato Grosso teria feito quimioterapia em pacientes sem câncer

Mato Grosso

Publicado em 27/02/2019 - 11:29 Por Renata Martins - Brasília

Auditoria identifica danos causados por quimioterapia em pacientes que não tinham câncer em hospital de Mato Grosso.

 

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) investigou denúncia da diretoria do Hospital Regional de Cáceres, em Mato Grosso, de suspeita de irregularidades na execução dos serviços de oncologia na unidade de saúde, de junho de 2012 a agosto de 2017. Os serviços eram terceirizados e prestados pela Associação Congregação de Santa Catarina e M.M.S Serviços de Saúde LTDA.

 

O relatório apontou fraude. Os auditores identificaram cobrança por procedimentos quimioterápicos sem a devida comprovação de que tenham sido realizados procedimentos em quantidades superiores ao que estava previsto no contrato.

 

Este mês, as auditorias entraram em uma nova fase. A Controladoria-Geral de Mato Grosso iniciou o trabalho de aprofundar as investigações, inclusive, se cirurgias e sessões de quimioterapia foram realizadas em pacientes saudáveis.

 

O secretário Controlador-Geral do Estado, Emerson Hayashida detalha o que está sendo feito nesta fase das investigações.

 

Pacientes que tenham sido atendidos no Hospital Regional de Cáceres podem ajudar nos trabalhos da auditoria, destaca o controlador-geral de Mato Grosso.

 

O trabalho deve ser concluído até o início de maio.

 

Duas sindicâncias no Conselho Regional de Medicina (CRM) investigam a participação de 16 médicos nas fraudes. De acordo com o CRM de Mato Grosso, a primeira, aberta em janeiro de 2018, está em fase de conclusão. O relatório será submetido à Comissão de Ética do conselho, nos próximos dias.

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo