Idosa denuncia revista vexatória em unidade prisional no Tocantins

Visita em presídio

Publicado em 01/02/2019 - 07:26 Por Renata Martins - Brasília

Não são os quase 400 quilômetros que dona Raimunda tem que percorrer de Palmas a Araguaína o maior desafio para visitar o filho que está preso na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota.

 

A senhora, de 70 anos, apresentou queixa à Defensoria Pública de Tocantins por causa dos procedimentos de revista íntima realizados pelos agentes da unidade prisional.

 

A idosa relatou aos defensores que tem que ficar nua e agachada para ser vistoriada. Além da idade, dona Raimunda sofre com atrofiamento dos nervos.

 

Filha da idosa, Vanúzia, acompanha a mãe em algumas visitas e afirma que todas as mulheres passam pelo mesmo procedimento.

 

Vanúzia preferiu não revelar o sobrenome da família.

 

De acordo com o próprio governo do estado, desde 2013, uma portaria veda qualquer forma de revista invasiva ou constrangedora que submeta o visitante a condições vexatórias, como a nudez.

 

Esta semana, a Defensoria Pública encaminhou recomendação à Seciju - Secretaria da Cidadania e Justiça pedindo a proibição de qualquer prática de revista vexatória para permitir a entrada de visitantes na unidade Barra da Grota. Pediu ainda adoção de medidas disciplinares aos agentes e servidores que descumprirem a determinação.

 

A Seciju afirmou que vai avaliar a recomendação e garantiu que sete unidades prisionais do Estado, ainda este semestre, contarão com scanners corporais. Um dos equipamentos será instalado na unidade de Araguaína.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo