Tocantins decreta situação de emergência em Porto Nacional após interdição de ponte

Interdição de Ponte

Publicado em 13/02/2019 - 09:33 Por Maíra Heinen - Brasília

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, decretou situação de emergência na região de Porto Nacional devido à interdição da ponte da TO-255 sobre o Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado.

 

A intenção é agilizar as ações para amenizar as dificuldades enfrentadas por quem necessita atravessar a ponte em busca de serviços públicos e também do comércio local.

 

A partir do decreto, a Secretaria Estadual de Infraestrutura fica autorizada a implementar soluções para garantir a circulação de pessoas, bens e serviços, com segurança.

 

Também possibilita a contratação e realização de estudos, a execução de serviços, além de reformas para possibilitar a utilização da ponte.

 

De acordo com o decreto, a formação do lago com a construção da Usina de Lajeado alterou as condições normais da ponte, com a modificação do regime de enchentes e vazantes.

 

Com o lago, blocos, pilares e a superestrutura passaram a sofrer os efeitos da alcalinização, além de uma fissuração dos pilares e vigas devido à proximidade com a lâmina d’agua que umidifica essa parte da ponte de forma constante.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo