Usuários de ônibus da capital paulista das zonas norte, sul e leste foram surpreendidos nesta manhã pelo atraso da saída dos coletivos das garagens. Nos pontos de ônibus dessas regiões as pessoas se aglomeraram nas primeiras horas da manhã e muitas tiveram que recorrer a meios de transporte alternativos.
De acordo com o sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus, os atrasos se deram por conta de reuniões com os trabalhadores nas primeiras horas da manhã para fortalecer os atos contra a reforma da Previdência, contra a medida provisória que proibiu o desconto da mensalidade do sindicato em folha e pelo início da campanha salarial da categoria de 2019.
Em nota, a SPtrans informa que mais de um milhão de pessoas foram afetadas pela manifestação sindical surpresa e que as operadoras que descumpriram as primeiras partidas programadas serão autuadas pelo órgão. A nota diz ainda que às 5h46 toda a frota de coletivos já estava circulando e que o serviço está sendo normalizado gradativamente.